domingo, 23 de maio de 2010

O significado das formas geométricas Parte II

O Ponto é a unidade gráfica mais simples em comunicação visual. Sua representação gráfica é obtida pela marca deixada através do simples contato de algum material (líquido ou sólido) com a superfície.

Tem formato arredondado e é de fácil reconhecimento por nosso cérebro que tem a tendência de simplificar qualquer forma, tentando transformá-la num ponto. Prova disso é que quanto mais nos distanciamos de um objeto (de qualquer formato) mais ele vai perdendo os detalhes até se tornar apenas um pontinho distante. Se levarmos em consideração esta tendência de nosso cérebro ao pensarmos em criar um logotipo, torna-se fácil perceber que quanto menor a quantidade de informação utilizada, mais fácil para que elas sejam retidas na mente do público. Os vários elementos de um logotipo podem até ajudá-lo a ser auto-explicativo, porém exigem mais esforço para serem memorizados.

Isso explica a tendência de simplificação observada em muitos logotipos durante sua evolução.
Tomemos como exemplo o logo da Nike, que inicialmente possuía o nome Nike em sua composição e atualmente, após vários processos de simplificação, utilizar apenas o elemento gráfico.

É evidente que para isso acontecer, houve um enorme trabalho de comunicação e marketing envolvido para manter o nível de recall da marca inalterado.

Então eu pergunto:
Você acha que um logotipo deve inicialmente conter todos os detalhes que possam ajudá-lo a ser melhor entendido, e depois, se for o caso, ser simplificado para facilitar a memorização da marca? Ou, ele já deve ser criado o mais simples possível e evitar o esforço e investimento de um processo de simplificação futuro, ainda que este esforço ocorra inicialmente para facilitar sua compreensão?
Deixe seu comentário, queremos saber sua opinião.

4 comentários:

  1. Na minha opinião, gosto mais das marcas mais simples possiveis. Se houver um planejamento de campanha, com criação de marca e estrategia de comunicação, pode-se usar uma marca limpa que venha chamar a atenção do publico, e q a marca fique gravada nas nossas mentes!! Abraços

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  2. Israel
    Obrigado pelo seu comentário
    Realmente o planejamento é tudo na elaboração de qualquer material de comunicação
    O difícil é convencer o cliente da importância deste planejamento no início do trabalho
    Abraços
    Visão Periférica
    ("('o',)

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  3. Muito interessante o exemplo que usastes, se observamos com atenção, percebemos que a fonte utilizada no logo de 1978 nos passa a impressão de movimento e ascensão, que são características convergentes com a postura da marca e de seus clientes. Acredito que esse logo tenha sido fundamental na memorização da marca e para o seu crescimento notável. Acredito que, se tivessem lançado simplesmente a "vírgula" logo de início, a marca não teria atingido uma posição tão boa no mercado e tão forte na mente dos consumidores.
    Um logo não precisa ser simplesmente o que ele é, pode-se "desmontar-lo". Por exemplo (uma camiseta da Nike): na etiqueta, imprimi-se o logo inteiro, enquanto, do lado de fora da roupa, na parte visível, a impressão do logo não leva o nome Nike, mas apenas a "vírgula". Desta forma o nome da marca estaria presente (com sua fonte ideal, passando a mensagem e o posicionamento da marca) e o logo minimalista e fácil de memorizar estaria estampado do lado de fora. As duas formas permitiriam rápido reconhecimento. O mesmo poderia ser feito no site da marca, etc.

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    Respostas
    1. Olá Paula,

      Você tem razão quando diz que a fonte utilizada passa a ideia de movimento e ascensão. Se formos mais a fundo na análise, podemos verificar esta ideia de movimento e ascensão presente também no elemento gráfico (vírgula) que é bem gestual, com a ponta voltada para cima. Além de ser a estilização do sinal de visto (check mark). Sugerindo com isso, que a marca está associada à ideia de qualidade controlada.
      Obrigada pelo comentário, continue participando.
      (",('o',)

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